Dois projetos brasileiros participarão do Edinburgh International Science Festival na Escócia

Alunos de Lagoa Santa – MG e de Pelotas – RS, representarão o Brasil no prestigioso Edinburgh International Science Festival – o EISF 2017 – que ocorre na Escócia no mês de abril deste ano.

O EISF é um dos mais prestigiosos e tradicionais festivais científicos do mundo e o maior da Europa. Foi criado em 1989 com o objetivo de mostrar as belezas da Ciência e sua importância para nossa vida. O evento é uma iniciativa da Edinburgh International Science Festival Foundation com apoio da Prefeitura de Edinburgh, do Governo Escocês, da Universidade de Edinburgh, da Royal Academy of Engineering, da Scottish Environment Protection Agency e de várias empresas, fundações e instituições acadêmicas britânicas.

O tema do Festival para 2017 será: Get Conected. A programação é constituída de palestras, oficinas, shows, filmes, performances e exposições distribuídos em vários locais e pontos importantes da cidade.

Dentro da extensa programação do Festival, ocorre a Edinburgh Mini Maker Faire – uma feira de projetos, pesquisas e invenções vinculada à Maker Faire de Los Angeles, USA, que reunirá inventores, pesquisadores, cientistas e empreendedores da Escócia.

A Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – agência privada brasileira de estímulo à pesquisa científica e tecnológica entre escolas da educação básica e superior firmou uma parceria com os organizadores do Festival em 2013 para a participação de brasileiros nesse importante evento.

Os projetos que participarão do Festival e representarão o Brasil na Edinburgh Mini Maker Faire serão o projeto: Software de Simulações Tridimensionais Físicas e Químicas, dos autores: Luiz Felipe Mascarenhas Dalle Nery e Rafael Silvério de Sá Lopes, Orientadora: Priscilla Araújo Alcici Jorge, Coorientação: Luciene Paiva e foi desenvolvido na Escola Palomar de Lagoa Santa em Lagoa Santa, MG. Segundo esses autores, a ideia do projeto foi criada devido à dificuldade dos colegas de sala dos alunos em compreenderem os modelos atômicos, matéria que a maioria dos alunos de Ensino Médio apresentam dificuldade. Tendo sido as primeiras simulações a serem desenvolvidas, com o seu remodelamento foi decidido que o programa envolveria todo tipo de simulações se tratando de matérias abstratas.

O outro projeto participante é o Trigonometria na prática: construção de teodolito caseiro com materiais alternativos e teodolito eletrônico de baixo custo dos autores: Nicolas Ledebuhr e Renata dos Santos, Orientadora: Joseane Angela Pasqualli do Amaral, desenvolvido na Escola de Ensino Médio SESI Eraldo Giacobbe em Pelotas, no RS e premiado na FEBRAT – Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas em outubro de 2016 em Belo Horizonte, MG. O trabalho trata sobre a construção de teodolitos com materiais alternativos para incentivar o estudo da trigonometria na prática. “Queremos demonstrar o passo a passo desta construção relacionando com conhecimentos matemáticos e eletrônicos. A possibilidade de construção de um Teodolito em sala de aula, como material didático, proporciona aos alunos um contato real com o conteúdo de trigonometria.” O trabalho tem como colaboração principal a construção de um Teodolito de baixo custo com materiais alternativos, que possibilite algumas aplicações práticas da trigonometria trabalhada no ensino escolar, tendo em vista o desenvolvimento significativo de conceitos matemáticos.

Os brasileiros chegam a Edinburgh na próxima terça-feira, dia 11 de abril.

Mais informações:

 Projeto: Software de Simulações Tridimensionais Físicas e Químicas – https://www.facebook.com/cientificosimulacoes/

 Projeto: Trigonometria na prática: construção de teodolito caseiro com materiais alternativos e teodolito eletrônico de baixo custo – https://www.facebook.com/Applied-trigonometry-Homemade-theodolite-1912087495676939/

 Edinburgh International Science Festival – www.sciencefestival.co.uk

 Rede POC – www.redepoc.com

Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                     Graduando em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria   Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *