Estudantes brasileiros levam seus projetos ao Equador

Já estão no Equador os participantes de três projetos brasileiros, selecionados pela Rede POC, para participar do XIII CONCURSO DE PROYECTOS EMPRESARIALES, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INNOVACIÓN, evento este que se realizará em Ambato, de 20 a 22 de abril de 2017.

Esse é o 5º ano que a Rede POC seleciona projetos para este evento que é uma iniciativa da Cooperativa de Ahorro y Crédito “Cámara de Comercio de Ambato” – Banco Regional Equatoriano – e de seu Programa Aprender a Empreender de estímulo ao empreendedorismo entre a juventude equatoriana. Tem como objetivo impulsionar a integração educativo-cultural dos jovens latinoamericanos através do compartilhamento de experiências próprias desenvolvidas em suas escolas com foco no empreendedorismo e na inovação. Atualmente esta feira é o principal evento internacional latino-americano para empreendedores pré-universitários e contará, além do Brasil, com a participação de projetos de estudantes da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru.

Está programado para o evento, além da exposição dos projetos, uma mostra cultural e passeios turísticos, para maior integração dos participantes.

Conheçam os projetos:

Projeto 1) “Dispositivo para padronização de emendas de fios elétricos de diâmetro até 2,5mm” foi desenvolvido no Instituto SENAI de Inovação em Metalmecânica – ISI SIM – São Leopoldo/RS, pelo estudante Felipe de Quadro Corrêa, orientado por Anderson André Da Rosa Souto.

O projeto é uma inovação no conceito de emendas de fios da rede elétrica predial, com o intuito de padronizá-las e dar ao operador uma melhor ergonomia para realização do processo. No processo comum de emendas de fios elétricos residenciais é necessário o uso de dois alicates para que a emenda tenha uma boa qualidade e dê continuidade à rede elétrica. O uso de alicates dificulta o processo por não haver um conforto no seu manuseio e também no movimento de torção que a ele é submetido. Diante deste problema, os autores criaram um sistema de movimentação inovador utilizando o sistema de uma chave de fenda juntamente com o sistema de um saca-rolha para que o dispositivo tenha o movimento de agarre do fio e o movimento de torção.

Projeto 2) “Biomassa de Banana Verde (Musa SPP.) Como Fonte Alternativa de Alimentação – II Fase”, desenvolvido no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande por Tailan Silva de Melo e orientado por Maria Aparecida Camara de Jesus.

Segundo os autores, a banana verde pode ser utilizada em forma de biomassa como fonte energética e nutricional da população e em especial da população mais pobre e das pessoas com restrições alimentares já que apresenta baixo custo devido a grande produção anual do fruto. A ideia surgiu pela observação da grande inutilização, desperdício e descarte incorreto das bananas em estado verde (in natura) no perímetro irrigado Barreiras Norte, situado no município de Barreiras-BA.

Projeto 3) “EcoApp: Plataforma Sustentável” foi desenvolvido na Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira – Divinópolis/MG, pelos estudantes Fernando Gontijo Resende Souza, Karla Leandro Guimarães e Patrícia Fernanda Teixeira Reis, ambos orientados por Elrison Ferreira dos Santos e Eliane dos Santos Ferreira.

Com vistas aos inúmeros problemas gerados pelo excesso de lixo produzido no Brasil, o grupo se preocupou em desenvolver medidas profiláticas que fomentem a criação de uma consciência universal sobre o descarte correto dos diversos tipos de resíduos. Procuraram uma forma de adequar essa conscientização sustentável no cotidiano e desenvolveram um aplicativo que serve como uma plataforma educacional, dotada de informações objetivas a respeito de práticas sustentáveis no dia-a-dia, dicas de reutilização de materiais e que contém mapas que informam os locais mais próximos que realizam a coleta, possibilitando novos ciclos aos diversos tipos de resíduos.

Os participantes serão acompanhados pelo Prof. Vinícius Ramos – Diretor da Rede POC – e retornam ao Brasil no próximo dia 23.

Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                     Graduando em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria   Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *