Prof. Reginaldo conta sua experiência de participação na 37ª ESKOM – South Africa

Entre os dias  5 e 7 de outubro estivemos participando, o prof. Giezi Américo Reginaldo juntamente com o aluno Izaias Diniz França Neto  da 37ª ESKOM EXPO FOR YOUNG SCIENTISTS – South Africa,  um dos mais tradicionais eventos de estímulo ao protagonismo juvenil pela Ciência e Tecnologia do continente africano e reúne anualmente os melhores projetos desenvolvidos pelos estudantes das escolas sul-africanas, que envolve mais de 1 milhão de estudantes. O evento é restrito e destinado apenas a estudantes sul-africanos e de alguns países especialmente convidados.

Com o objetivo de estimular nos jovens as habilidades de investigação científica e o interesse pela inovação tecnológica e pela busca de soluções para os problemas do país, há 37 anos, os Departamentos de Educação e de Ciência e Tecnologia da República da África do Sul criaram a Expo for Young Scientists.

O evento faz parte de um grande programa educacional voltado ao estímulo para o aprendizado de Ciências e conta com patrocínio da ESKOM (principal companhia de energia elétrica da África do Sul), da INTEL – líder mundial em tecnologia – e o apoio de diversas universidades e instituições privadas e governamentais sul-africanas.

O ápice do processo é a feira nacional em os estudantes que se destacaram compartilham seus conhecimentos e pesquisas. Em 2012, considerando a maior integração entre os países e a importância da colaboração e intercâmbio internacional na Ciência, o evento passou a contar com convidados internacionais, passando a receber a denominação atual – Eskom Expo for Young Scientists International Science Fair South Africa e a sigla ISF.

A nossa ida para a África do Sul foi em função de credenciamentos internacionais conquistados na 16ª UFMG Jovem concedido pela REDE POC (Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – SP), que é a responsável pela seleção e acompanhamento dos participantes brasileiros.

Contamos com o apoio da secretaria estadual de educação na pessoa do dep. Estadual Douglas Melo na captação de recursos, da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas – Arquimedes Pereira Sousa, Diretor DIRE, respondendo pela SER e o curso de Inglês LAB Idiomas com o Prof. Adilson na liberação de bolsa de estudos integral.

A princípio, a premiação é exclusiva para estudantes de instituição da comunidade africanas, que vai desde bolsas de pesquisas até bolsas de estudos nas universidades, entre outros. Havia várias divisões de categoria, desde ciências da agrarias, exatas, biológicas, humanas, saúde e engenharias.  Concorremos na categoria de engenharia e por sermos convidados internacionais nossa premiação foi apenas de reconhecimento sem portanto direito a bolsas nas universidades. Mas a medalha de bronze tem um significado muito especial, pois além de enfrentarmos barreiras como o idioma, não tínhamos muita informação sobre como seria a nossa participação. Nossa exposição se deu apenas com o banner e alguns impressos que fizemos. A questão do fuso horário também prejudicou. Em nosso planejamento, prevíamos chegar em Johanesburgo na terça pela manhã e adaptarmos; Porém nosso voo foi transferido e perdemos a conexão e chegamos no dia da apresentação e fomos direto. Não deu tempo nem de trocar de roupas.

A questão cultural, pude perceber que a questão do apartheid ainda está muito presente, principalmente no tom de pele dos africanos. O uniforme dos alunos são característicos de cada escola. É fácil identificar pelo brasão de cada escola. Pude perceber a questão de identificação dos alunos com seus respectivos colégios. Eles tem muito orgulho do pertencimento. O preparo da alimentação, muito parecida com a que nós consumimos aqui no Brasil, embora tenha-se um cuidado muito especial para a alimentação dos Judeus e Árabes. Por fim, de tudo que convivi, sem dúvida, a melhor coisa foi a conquista de medalha de bronze na categoria Eng. Elétrica e Eletrônica, estando atrás dos projetos provincianos da África do Sul.


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Zootecnista pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM                               Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *