“Yo amo la ciencia”, expressão que vai além do nome do evento – Depoimento de participação

Eu, Francisca da S. Cirqueira, sou professora orientadora do Projeto ‘Mandacaru Contra o Câncer”, servidora da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, localizada em Palmas Tocantins. Desenvolvemos o projeto juntamente com mais três alunas da referida escola. O projeto foi apresentado em primeiro lugar na FECIB, feira da própria escola, se destacando em primeiro lugar, logo após apresentamos o projeto na FECIT, na qual recebemos a premiação, a chance de apresentarmos na feira Internacional “YO AMO LA CIENCIA”, em Bogotá na Colômbia. Nesta referida feira o grupo apresentou e fomos convidados a nos apresentarmos na feira de Londres na Inglaterra, a qual acontecerá em julho de 2018.

Foi muito gratificante toda essa experiência, pois cada minuto foi de inteira aprendizagem para todos do grupo, a troca de experiência é fundamental para o enriquecimento de nossos conhecimentos, no entanto, durante esses eventos você aprende mais do que pode ensinar.

Eu Heloisa Faustino Gama, sou aluna do 9º da referida escola, e também faço parte deste projeto, no qual foi muito enriquecedor para a nossa vida estudantil e pessoal adquirir esses conhecimentos. Em primeiro lugar para que pudéssemos apresentar tivemos que estudar outra língua, pois o idioma era espanhol, mas mesmo assim fizemos um esforço e conseguimos apresentar com bom êxito, durante os dias de apresentação da feira em Bogotá foi de inteira integra, ficamos exclusivamente dedicados a esse trabalho, mas o interessante que faria tudo novamente, pois a cada experiência adquirida, é um degrau a mais em nossas vidas alcançadas, degraus esses de conhecimentos adquirido, no entanto percebemos que ainda temos muito a aprendermos.

Eu,  Ana Beatriz de Loiola Mesquita, também sou aluna da referida escola e integrante do projeto “Mandacaru contra o Câncer”. Poder ter sido selecionada para representar nossa escola, nossa cidade, nosso estado e também o nosso País na feira de ciências na Colômbia foi incrível. Antes mesmo de sair do Brasil, já me imaginava lá na Colômbia apresentando o nosso projeto, mas não imaginava que pudesse ser tão surpreendente. Foi uma experiência que ficará marcada para sempre em nossas memorias. Chegamos um dia antes para podermos nos adaptarmos com o idioma, o que ocorreu tranquilamente, já no dia seguinte realizamos alguns passeios maravilhosos. Contudo no primeiro dia de apresentação na feira “YO AMO LA CIENCIA”, apresentamos o nosso projeto em stand, o qual tudo de bom, pois muitas pessoas passaram por lá para nos prestigiar. Já no segundo dia, apresentamos para os jurados, o que confesso que foi algo que nos deixou apreensivas, no entanto nem nossa professora pode nos acompanhar, era proibido, mas no final tudo deu certo e fomos convidadas pela Rede POC, para apresentarmos o nosso projeto em Londres no ano que vem.

Eu, Maria Vitoria Canevare da R Simão, também integrante deste projeto com muito orgulho, tenho a dizer que “YO AMO LA CIENCIA”, essa frase vem descrever o quanto é gratificante fazer parte dessa experiência. Quando recebemos a notícia que iriamos apresentar em outro país, quase não acreditei, mas realmente aconteceu, ao chegar em outro país foi maravilhoso, muito melhor do que esperávamos, conhecer outras pessoas, sua cultura, lugares, sem explicação, um povo caloroso e gentil, além disso tivemos a oportunidade de conhecer projetos não só dos grupos da Colômbia como também de outros países que ali se encontravam. Para a realização e concretização deste projeto tivemos que aprender outro idioma, mas isso só nos deixou mais seguras e preparada para outros desafios que virão. Contamos também com alguns parceiros na concretização deste projeto, parceiro esse como a Secretaria de Educação de Palmas – SEMED.


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Zootecnista pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM                               Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *