Acadêmico de Zootecnia participou do LIYSF 2017, em Londres – A ciência que move o mundo!

O desafio da descoberta do novo é algo motivador. Quando escrevi um resumo do trabalho que estava desenvolvendo no Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS Campus Sertão (RS), para apresentar no Congresso Brasileiro de Zootecnia no ano de 2016 (Zootec 2016), não imaginei de maneira alguma a proporção do que isso poderia alcançar.

Quando recebi a premiação como resumo destaque na área de extensão, a qual era a oportunidade de participar do London International Youth Science Forum (LIYSF) em Londres, fiquei muito satisfeito com o reconhecimento do trabalho. Neste momento começava uma nova jornada, trabalhar para conseguir os recursos suficientes para o tão esperado evento.

Hoje digo que tudo valeu a pena. As habilidades que as pessoas encontram para se comunicar e dividir experiências são notáveis. Quando você participa de um evento, onde pessoas criativas, entusiasmadas e espontâneas, de 67 países distintos com hábitos e culturas diferentes, seu crescimento vai muito além do intelecto, ele toma proporções onde gera laços que nunca mais serão desfeitos.

O LIYSF é um evento cientifico que proporciona de maneira intensa a disseminação do conhecimento e pensamento critico, sobre o que se pode fazer para gerar mudanças positivas em relação ao desenvolvimento humano. As diversas atividades, bem como as visitas realizadas para Universidades de Oxford e Nottingham e outras mais, além de inúmeros museus e pontos turísticos, nos trás um enriquecimento cultural e histórico, de modo a se tornar fundamento para o processo de formação pessoal.

O evento proporciona aos participantes, sejam eles professores, alunos ou pesquisadores, á superarem seus próprios desafios, vencendo barreiras e traçar novos objetivos, servindo de fonte de inspiração para instigar novos conhecimentos.

O comprometimento dos integrantes para com a organização e recebimento e acompanhamento dos participantes foi algo muito importante para garantir o sucesso que foi o LIYSF. Deste modo quero agradecer ao pessoal da Rede POC pelo trabalho e dedicação, e em especial ao amigo Guilherme Winter, que nos acompanhou nesta incrível jornada, fazendo que ela torna-se o mais agradável possível.

Leandro Sabei.


Leandro Sabei, é acadêmico do curso de Zootecnia do IFRS – Campus Sertão e foi premiado com uma credencial para participar do London International Youth Science Forum (LIYSF) durante o Congresso Brasileiro de Zootecnia – ZOOTEC 2016 – em função do trabalho dele e colaboradores ter sido selecionado como o melhor na área de ensino e extensão. A premiação foi resultado de uma parceria entre o ZOOTEC 2016 e a Rede POC.

O ZOOTEC é um congresso que ocorre anualmente e que reúne estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e vários outros profissionais do ramo para discussão e divulgação de trabalhos da área, além de ser uma ótima oportunidade para construção de network. O ZOOTEC, como maior evento da área de Zootecnia no Brasil, é de domínio da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e realizado em parceria com instituições de ensino de todo o país.

O LIYSF é o maior e mais prestigioso fórum científico juvenil organizado no mundo. Foi idealizado em 1959 pelo Imperial College – a 3ª maior universidade do Reino Unido e uma das melhores do mundo – para promover o interesse dos jovens de todo o mundo pela ciência. O evento ocorre na sede do Imperial College, e reúne anualmente 450 estudantes de mais de 65 países.


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Zootecnista pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM                               Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *