Iniciação Científica na Feira de empreendedorismo, ciência, inovação e tecnologia – FECIT 2017

A Feira de empreendedorismo, ciência, inovação e tecnologia – FECIT 2017 na sua ultima etapa ocorreu no período de 24 a 27 de outubro no auditório da Universidade Luterana no Brasil, durante a semana nacional de ciência e tecnologia. A exposição dos trabalhos científicos aconteceu no espaçoso hall da Insituição e as 12 palestras e 32 oficinas foram trabalhadas nas salas de aula e nos auditórios durante todo o período da exposição.

Foram apresentados e avaliados  67 projetos nas 6 categorias inscritas de acordo com edital publicado  . O projeto “#Tudo Muda”, dos alunos Joelson Júnior, Josué Júnior e Ricardo Júnior da Escola Municipal Sávia Fernandes, conquistou o 1º lugar na categoria Nível Fundamental (6º ao 9º ano) da Fecit  2017. Já o 2º lugar, da mesma categoria, foi para o projeto “Guindaste Hidráulico”, do estudante Paulo Gabriel, da Escola Municipal Maria Júlia Amorim. Os vencedores, que foram conhecidos na festa de premiação da Fecit – 2017, realizada na noite da última sexta-feira, 27, foram selecionados para representar Palmas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela USP, em São Paulo no ano de 2018.

Pelo individual do 6º ao 9º ano, o aluno Guilherme de Oliveira, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, conquistou uma das  credenciais  disponibilizadas  pela REDE POC para participar da Feira Internacional Expo Ingeniería, na cidade de San Jose, na Costa Rica.

Na categoria Nível Fundamental (1º ao 5º ano), os alunos Ana Vitória Cândido, Tiago da Silva e Ana Júlya, da Escola Municipal Sávia Fernandes Jácome, ficaram em 1º lugar com o trabalho “Pequenos Cordelistas” e, juntamente com a professora e orientadora Leiliane dos Santos, receberam quatro tabletes. Já no individual, o aluno da Escola Municipal Monteiro Lobato, Guilherme Rafael Lopes Gomes, foi o ganhador da credencial para participar do XIV Concurso de Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnologia e Innovación 2018 no Equador.

Na categoria Programas de Aprendizagem Profissional, os alunos João Paulo Guimarães e Maria Clara Barros, da Rede de Aprendizagem e Promoção Social (Renapsi), ficaram em 1º lugar com o projeto “Redução de Custos Através da Energia Fotovoltaica” e conquistaram a credencial para participarem da Feira Internacional Youth Science Meeting, que será realizada em Portugal. Em 2º lugar os estudantes Maria Priscilla, Samuel Souza e Pablo Henrick, do Centro de Educação e Tecnologia (Cetec-Palmas), também receberam credencial para Portugal.

Pela categoria Acadêmica, os estudantes Carla Campos, Leonardo Almeida e Mariana Noleto, do Ceulp/Ulbra, conquistaram o 1º lugar com o projeto “Arquitetura Vernacular: Uma abordagem da aplicação do adobe como elemento regional e sustentável”. Eles também receberam a credencial para a London International Youth Science Forum 2018 (LIYSF), em Londres, na Inglaterra.

Já o 1º lugar na categoria Acadêmica Individual foi para o acadêmico Natan Henrique Granetto, do Ceulp/Ulbra, com o projeto “Uso de aplicativos digitais na tomada e no processamento radiográfico em odontologia”. O aluno também vai participar de congresso científico em Portugal.

Todos receberam medalhas e outras premiações, dentre elas destacamos 20 bolsas de curso do Senai, 5 bolsas do SENAC, 4 da Unitins, 2 do CNA .

O projeto que elaborou um aplicativo para facilitar a avaliação dos projetos da FECIT 2018 elaborado pelos pós graduando da Opaje foi agraciado pela REDE POC com uma credencial para a Escócia

Cultura e arte

Diversas apresentações culturais abrilhantaram a noite de premiação da Fecit – 2017. Além da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal Monsenhor Pedro Piagem e da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, a Escola Anne Frank levou um grupo de dançarinas da Ginástica Rítmica. O evento também contou com a participação especial da palhaça Tapioca e de Os Caco.

O evento contou com a presença da secretária Executiva da Educação de Palmas, Germana Pires Coriolano, e com a participação de representantes das seguintes entidades parceiras: Acipa, Senai; Faculdade Itop, Ceulp/Ulbra, UFT, ITPAC, CDL, Renapsi, CNA Inglês, UNITINS, OPAJE/UFT,UP Turismo, Senac e Sebrae.

Monique Wermuth Figueras, Professora Mestre em Ciências da Educação – Palmas – TO


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Zootecnista pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM                               Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *