Projeto “A Matemática da Biodiversidade”, de escola pública de MG representará o brasil no Equador! Conheça

Seis estudantes do 7º. Ano do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG, de Belo Horizonte, MG, premiados na FEBRAT 2017 – Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – iniciativa do Museu Ponto da UFMG – representarão o Brasil em Ambato, província de Tungurahua, Equador, de 19 a 21 de abril próximos no 7º Encuentro Latinoamericano de Emprendimientos, Ciencia, Tecnología e Innovación.

O Centro Pedagógico é uma escola pública de Ensino Fundamental localizada dentro da UFMG. Os estudantes dos cursos de licenciatura da UFMG podem fazer estágio nessa escola e realizar projetos onde aplicam o conhecimento adquirido na UFMG com os estudantes da escola e aprimoram suas habilidades para se tornar futuros professores. Um desses projetos tem como objetivo estimular, entre crianças de 11 e 12 anos, a discussão sobre a interferência humana na natureza. Intitulado “A Matemática da Biodiversidade”, consiste em uma comparação de dois ambientes localizados dentro da UFMG: a mata que fica entre o Centro Pedagógico e o CAD II e o gramado da Faculdade de Educação e ocorreu em três etapas:

– Etapa 1: colocação de armadilhas para captura de insetos nos dois ambientes;

– Etapa 2: coleta, contagem e identificação dos insetos a nível de ordem;

– Etapa 3: análise dos dados com a utilização de ferramentas matemáticas.

Com esse projeto, os envolvidos debateram sobre ecologia, sobre o processo de se fazer ecologia, a utilização de animais em experimentos científicos e a importância da matemática como ferramenta científica. O projeto também foi uma oportunidade de crianças participarem na prática de uma pesquisa científica e verem de perto os resultados das ações humanas na natureza, todos os 15 estudantes (Adriene de Almeida Oliveira, Emilly Cristina Souza de Sena,Larissa Nunes Siqueira, Nathalia L. Matos do Espirito, Pedro Mendonca G Gomes, ViniciusSouza Mendes, Arthur Ferreira Alves Pereira, Bernardo Henrique T. Silva, Bruno Meireles A.Coelho, Camila Will da Silva, Gabriel Lucas F. S. Brugnara, Lavinia Fernandes Carvalho, LuannaOliveira Souza, Pedro Henrique do C Souza e Rafael Soares Silveira) do Centro Pedagógico participaram de todas as etapas orientados pelos professores Vinícius Silva Ferraz, Heitor Felipe Lopez de Castro, Elaine Soares França e Luiza Coutinho Martins.

Dois deles nos explicam no vídeo abaixo o desenvolvimento do trabalho e como fizeram pra arrecadar verbas para viabilizar a viagem do grupo:

Fonte: Heitor Felipe – Kickante.


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Zootecnista pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM                               Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *