Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2019 – Orientações para aplicação da prova

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA PROVA

Data da prova: 05 de abril de 2019 – 6ª. feira

Horário: a escolha da escola

Duração máxima da prova: 90 min 

I – PROVAS

Há duas provas:

I – Prova Nível Básico – para os estudantes do 4o. ao 6o. ano do Ensino Fundamental com 8 questões para todos os anos (há uma questão extra!)

II – Prova Nível Júnior e Sênior – prova com 13 questões que deverão ser respondidas da seguinte maneira:

 ·        7o e 8o. ano do EF: questões 1 a 9

·        9o. ano do EF: questões 1 a 10

·        1ª série do Ensino Médio: questões 1 a 11

·        2ª. série EM: questões 1 a 12

·        3ª. série EM: questões de 1 a 13

 A questão número 1 de ambas as provas é a questão em Língua Estrangeira. Cada classe poderá escolher um dos idiomas indicados para responder a questão.

A resolução deverá ser apresentada no idioma escolhido.

As questões devem ser respondidas apenas no seu espaço correspondente no Caderno de Respostas.

O caderno de questões não deverá ser enviado e não será considerado na avaliação das soluções.

 II – MATERIAIS NECESSÁRIOS E PERMITIDOS DURANTE A PROVA

Durante a prova será permitida somente a consulta a cadernos, livros, dicionários e apontamentos e o uso dos seguintes materiais:

1.     lápis ou lapiseira

2.     borracha

3.     caneta azul ou preta (para apresentação das resoluções e respostas)

4.     apontador

5.     régua e esquadro

6.     compasso

7.     tesoura

8.     fita adesiva

9.     calculadora não-programável

10.  cola branca

11. material para pintura

12. canetas coloridas diversas (para ilustrações ou desenhos)

14 papel milimetrado ou quadriculado

É terminantemente proibido qualquer auxílio do professor ou de qualquer outra pessoa além dos próprios estudantes da classe, assim como não é permitido o acesso à internet e o uso de celulares ou qualquer instrumento eletrônico de comunicação durante a prova.

O professor poderá distribuir quantas cópias do caderno de questões e de respostas julgar necessário, entretanto cada classe deverá entregar ao final da prova apenas um caderno de respostas com uma única resolução da prova.  Ao final da prova, o professor deverá recolher todos os cadernos de questões e de respostas, utilizados ou não

III – GABARITOS

O GABARITO OFICIAL será enviado até 20h do dia 06 de abril – sábado – para o e-mail de contato  para que a banca escolar providencie a avaliação e seleção da melhor prova de cada ANO ou SÉRIE, a qual deverá ser enviada para a correção pela banca nacional. Nenhuma prova deverá ser CORRIGIDA ou receber qualquer anotação!

IV – ENVIO DAS MELHORES PROVAS

Caderno de Respostas melhor avaliado de cada ANO, SÉRIE OU EQUIPE devidamente identificado, grampeado e identificado, juntamente com a lista de presença com os nomes de todos os alunos que participaram da respectiva prova (apenas das classes selecionadas) com suas respectivas assinaturas assinada pelo prof. responsável pela aplicação na sala (informar RG e CPF).

A escolha da melhor prova deve ser feita pela escola. Caso a mesma envie mais provas de uma mesma série, a banca de correção fará a escolha aleatoriamente.

 IMPORTANTE

1 – orientamos que façam uma cópia das listas de presença enviadas para controle da escola

2 – verificar se todos os campos da folha de rosto do caderno de questões estão devidamente preenchidos

As escolas deverão enviar impreterivelmente por SEDEX até o dia 10 de abril de 2019 –  para o endereço:

Rede POC – A/C Bárbara Lavecchia – Coordenação MSF Brasil

Caixa Postal 3507

AV. Piraporinha, 1987 – CEP 09950-971 – Diadema – SP

V – SIGILO

Conforme o item 6.6 do Regulamento da Olimpíada, tanto o gabarito como a prova oficial deverão ser mantidos em sigilo até30 de maio de 2019. Recomendamos que recolham todos os cadernos de questões e respostas não utilizados ou enviados e guardem até a data indicada.

VII – RESULTADOS

Conforme o item 8.1 do Regulamento da Olimpíada, informações sobre os resultados serão divulgados no site da MSF – www.matematicasemfronteiras.org – e no site da Rede POC – www.redepoc.com – até 20 de maio de 2019.

VIII – CERTIFICADOS E PREMIAÇÃO

Conforme o item 8.2 do Regulamento da Olimpíada, as escolas com classes premiadas (medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa) receberão certificados de premiação em formato digital para estudantes e professores os quais serão enviados para o e-mail de contato.

IX – MEDALHAS

Conforme o item 8.3 do Regulamento da Olimpíada, as escolas com classes premiadas poderão solicitar medalhas para seus estudantes, desde que custeiem os as despesas de confecção, manuseio e envio. As orientações serão fornecidas junto com os resultados.

X – COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

Conforme o item 8.4 do Regulamento da Olimpíada, as escolas ou escolas que se destacarem serão premiadas com credenciamento para competições internacionais pelas quais a Rede POC – organizadora oficial no Brasil da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras – é responsável pela seleção.

A credencial é apenas a garantia da vaga na delegação brasileira para o evento e, ao aceitar o convite, o grupo selecionado deve arcar com suas despesas de participação (taxas de inscrição, documentação, passagens aéreas e despesas pessoais envolvidas).

Rede POC é uma rede internacional de instituições educacionais e acadêmicas que visa a promover a melhoria da qualidade de educação através do intercâmbio educacional científico.

Informaremos oportunamente os eventos para os quais as classes premiadas serão convidadas!

XI – FOTOS E VÍDEOS – INSTAGRAM

Pedimos que registrem os momentos da prova por fotografia ou vídeo. Como se trata de um evento internacional, sugerimos que acrescentem algumas fotos da escola.

Gostaríamos de observar que a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é a única olimpíada de matemática que desenvolve o espírito do trabalho em equipe, fundamental para a formação social e profissional dos jovens. 

As melhores fotos serão selecionadas para os cartazes da OIMSF 2020!

As fotos e vídeos devem ser enviadas por e-mail para contato@matematicasemfronteiras.org

INSTRAGRAM: divulgue também as melhores fotos pelo Instagram  marcando com  #matematicasemfronteiras.

As melhores fotos serão premiadas com blusões oficiais da OIMSF!


Equipe Rede POC / Coordenação da Olimp.Inter. MSF – Brasil                           Para contato: secretaria@redepoc.com  – Cel/WhatsApp (11) 99458.3684


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *