Rede POC participa da solenidade de posse da nova direção do DEPA – Sistema Colégio Militar do Brasil

Os Colégios Militares fazem parte do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) e subordinam-se, diretamente, à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) e destinam-se a capacitar os alunos para o ingresso em estabelecimentos de ensino militares, com prioridade para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e para instituições civis de ensino superior, além de ministrar a educação básica, nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e no ensino médio.

A missão síntese da DEPA é planejar, coordenar, controlar e supervisionar a condução da educação e a avaliação do processo ensino-aprendizagem nos quatorze Colégios Militares que estão em Manaus – AM, Belém – PA, Fortaleza – CE, Recife – PB, Salvador – BA, Campo Grande – MS, Brasília – DF, Belo Horizonte – MG, Juiz de Fora – MG, Rio de Janeiro – RJ, Curitiba – PR, Porto Alegre – RS, Santa Maria – RS e São Paulo – SP (em construção). Todas são escolas que estão muito bem consolidadas e ambientadas às sociedades locais, algumas delas, inclusive, há mais de cem anos.

Em busca da melhor qualidade em todos os âmbitos de ensino, alguns colégios que integram o SCMB têm participado de eventos internacionais através da Rede POC com destacado desempenho.

Alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora no Quanta – Índia em 2016

No ano de 2016 o Colégio Militar de Juiz de Fora obteve o segundo lugar na colocação geral do Quanta, na Índia, e em 2017 participou do YSM – Youth Science Meeting – Portugal. O Colégio Militar de Manaus participou no ano de 2017 e 2018 do IYCCE – International Young Convention on Commerce and Economics – Índia e o Colégio Militar de Santa Maria participou do IYMC – International Young Mathematicians Convention – Índia.

Alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora recebendo a premiação no Quanta – Índia em 2016

Além destes, vários colégios participam frequentemente da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras.

A Rede POC foi convidada a participar da cerimônia de transmissão do cargo de Subdiretor de Educação Preparatória e Assistencial, do Cel Art QEMA Fernando de Oliveira para o Cel Inf QEMA Elias Gomes Vitório. A solenidade ocorreu no dia 18 de março no Rio de Janeiro, onde a Rede POC foi representada pelo Prof. Ozimar Pereira – Diretor Acadêmico.

Prof. Ozimar Pereira e General Carlos Machado – novo diretor do DEPA

Prof. Ozimar Pereira e Coronel Fernando de Oliveira

Um dos objetivos da participação foi selar a parceria da Rede POC com o SCMB convidando-os para participar do London International Youth Science Forum – LIYSF, renomado evento internacional que ocorre em julho/agosto na cidade de Londres – UK e reúne todos os anos os melhores estudantes de 70 países.

A Rede POC agradece o convite do Diretor de Educação Preparatória e Assistencial, General de Divisão Flavio Marcus Barbosa e espera poder continuar contribuindo na busca pela excelência de ensino nos Colégios Militares do Brasil.


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *