Intercâmbio cultural e científico em feira no Equador

Entre os dias 24 e 29 de abril de 2019, tivemos a oportunidade de apresentar um projeto na XV edição do Encontro Intercolegial e Latino-Americano de Projetos Produtivos, Ciência, Tecnologia e Inovação. Além da nossa delegação, formada pelo estudante Lucas Vinícius e pela gestora Viviane Gomes, tivemos a oportunidade de conviver com outros estudantes e professores da delegação de Minas Gerais.

 

Nosso trabalho cujo título é “Reuso da casca de sururu de forma sustentável na Brasília Teimosa” mostra a reutilização das cascas de sururu trituradas e misturadas com gesso que são transformadas em blocos, objetos decorativos e jogos educativos. Além de reutilizarmos essas cascas, promovendo a diminuição de poluentes na Bacia do Pina, também iremos gerar uma melhoria na qualidade de vida para as(os) marisqueiras(os) com essa nova fonte de renda.

A viagem foi bastante tranquila. Obtivemos as orientações prévias da Rede POC quanto ao suporte logístico que teríamos quando chegássemos ao Equador. Ao desembarcarmos em Quito, houve um período de adaptação por conta da altitude. Sempre acompanhados por Vinícius Ramos e Rodrigo Cortines, representantes da Rede POC, fizemos um city tour na parte histórica da cidade e nos surpreendemos com a rica cultura local.

No dia 25, deslocamo-nos a Ambato, cidade onde ocorreu a feira internacional. Ao chegarmos, fomos direto ao hotel e fomos recepcionados pelo Dr. Luiz Vargas. No período da tarde, seguimos à Universidade Técnica de Ambato – UTA, a fim de montar os estandes para a apresentação dos projetos.     

No mesmo dia, à noite, realizamos um intercâmbio cultural brasileiro com os representantes do estado de Minas Gerais sobre as danças populares: o frevo e a quadrilha junina. Essa preparação ocorreu em virtude da apresentação cultural da delegação brasileira no encerramento do evento.

No dia 26, os estudantes, em língua espanhola, apresentaram seus projetos aos visitantes locais, representantes das escolas de ensino fundamental e médio, comerciantes, professores da UTA e outros para serem avaliados. Houve cobertura da imprensa local e os estudantes deram uma entrevista sobre os trabalhos desenvolvidos por eles nos respectivos países. Na parte da tarde, além, das apresentações dos projetos, houve palestras sobre inteligência artificial e Revolução Industrial 4.0.

No final do evento, cada país participante fez uma apresentação cultural.

No dia 27, continuamos com a programação oferecida pela Rede POC: as delegações participantes fizeram um city tour em Ambato, a maior cidade da província de Tungurahua. Paramos no Parque Juan Benigno Vela com suas esculturas verdes e no centro artesanal. Em seguida, fomos conhecer a cidade de Baños, conhecida pelas suas cachoeiras, fontes hidrotermais de água mineral e o vulcão Tungurahua.

No dia 28, saímos de Ambato a Quito, e, nesse intercâmbio cultural, fomos conhecer a cidade Metade do Mundo onde está situada a linha do Equador, dividindo os Hemisférios Norte e Sul. Outro marco do lugar é o monumento de 30 metros de altura onde está localizado o museu sobre a etnografia indígena do Equador. Dando continuidade ao passeio de encerramento no Equador, tivemos na montanha Pichincha, um pico da Cordilheira dos Andes a 4.700 m de altitude. Subimos a montanha num teleférico e tivemos o privilégio de, chegando ao topo, termos uma maravilhosa vista da cidade de Quito e foi com essa vista que encerramos nossa viagem.

Agradecemos à Rede POC, por nos proporcionar essa oportunidade de ultrapassar as fronteiras do nosso país e podermos apresentar o que produzimos em nossa escola e em nossa comunidade, por compactuarmos de outros saberes dos projetos desenvolvidos pelos países coparticipantes do encontro. Ficamos encantados com a cultura do povo equatoriano e nos surpreendemos com sua estrutura territorial.

Risoneide Nunes de Morais – Escola de Referência e Ensino Médio João Bezerra (Recife, PE)


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *