Memórias do Encuntro Latinoamericano de Proyectos Productivos, Ciencia, Tecnologia e Innovacción

Meu nome é Fernanda Luísa Silva Gomes e sou aluna do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus I, Belo Horizonte. Apresentei o trabalho “Avaliação do crescimento microbiano e de raízes de cebola em contato com a Petiveia alliacea” no Encuntro Latinoamericano de Proyectos Productivos, Ciencia, Tecnologia e Innovación. O trabalho foi iniciado dentro de sala de aula, por sugestão da professora. Ela desejava estudar plantas medicinais e pediu que fosse escolhêssemos uma. Optamos pela guiné, pois a mesma apresenta propriedades medicinais e tóxicas, simultaneamente. Desse modo, o trabalho buscou averiguar a influência da guiné na reprodução de raízes de cebola e de microrganismos. Apresentamos anteriormente em duas feiras locais de Belo Horizonte e ao receber o convite para participar do evento em questão, ficamos muito empolgadas.

Participar do evento foi uma oportunidade única. O mesmo contava coma participação de países da América Latina e de poucas instituições. Apesar de ser uma feira pequena, pude ver trabalhos de alta qualidade, conhecer pessoas de outras culturas e que falavam outro idioma, e, além disso, pude assistir palestras de temas atuais e relevantes.

Alunas e orientadora do projeto. Da direita para a esquerda: Maria Luna Senra Silvera, Fernanda Luísa Silva Gomes, Laura Cristina Silva Simões e Rosiane Resende Leite.

Cada país precisava fazer uma apresentação cultural que caracterizasse seu local de origem. Percebi muita empolgação do Brasil em relação aos demais países e uma diversidade imensa. O evento foi muito bem estruturado e agradavél, recomendo a todos a participarem se um dia tiverem a oportunidade.

Além da apresentação do projeto no dia da feira, o evento consistiu também de um passeio em Ambato e em Quito, no qual conheci lugares incríveis e muito diferentes da minha realidade. Em Ambato, conheci uma cachoeira e o centro comercial da cidade.

Passeio em Ambato, próximo a cachoeira

Já em Quito, fui a um vulcão, na Metade do Mundo e ao centro histórico. A participação no evento foi enriquecedora e inesquecível.

Passeio em Quito, próximo ao vulcão

O evento foi muito bem estruturado e agradável.

A participação no evento foi enriquecedora e inesquecível !!!

Por isso, havendo oportunidade, recomendo a todos participarem.

Fernanda Luísa Silva Gomes – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus I, Belo Horizonte.


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *