MILSET BRASIL 2019

A MILSET Brasil 2019 aconteceu no período de 28 a 31 de maio. Possibilitou a vinda de congressistas de todas as regiões do país além da participação de outros países como Chile e Paraguai. Os participantes, do ensino infantil até o universitário, apresentam seus projetos e são avaliados divididos em áreas temáticas, facilitando a interação em áreas afins, trocas de experiências acadêmicas e culturais com outros participantes e visitantes.

Além das premiações como credenciamentos em feiras nacionais e internacionais, a MILSET proporciona aos seus congressistas e aos visitantes uma vivência inspiradora e rica da potencialidade e diversidade mundial e brasileira de se fazer ciência, também como extensão, de qualidade.

Um dos trabalhos apresentados no evento foi o “Reaproveitamento de resíduos derivados de pirólise na produção de carvão vegetal: uma alternativa para a redução dos impactos ambientais na utilização de agroquímicos” do Rio Grande do Sul. O Brasil é um dos países que mais utiliza agrotóxicos e o maior produtor de carvão vegetal do mundo. Durante a produção do carvão vegetal, diversos gases prejudiciais são liberados e alcançam todos os compartimentos ambientais, inclusive ao ser humano. Pensando nisso, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, criaram um produto alternativo aos agrotóxicos, mais sustentável e econômico a partir dos resíduos da produção do carvão vegetal para uso na agricultura, atuando no controle de ervas daninhas. Com o uso de um cano de policloreto de vinila (PVC) e um filtro posicionado na saída do cano, os gases são triados da atmosfera. A partir do filtro acontece a remoção em laboratório do extrato que dá origem ao produto. Visualmente já é possível perceber a diferença de qualidade da fumaça emitida na produção com e sem o uso filtro. As experiências de diferentes dosagens do produto em campo, comprovam a qualidade do trabalho e do objetivo como herbicida.

Texto: Lorena Sampaio – Avaliadora da Rede POC na MILSET Brasil 2019


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi@mail.ufsm.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *