Rede POC apresenta os resultados brasileiros na Assembleia Internacional da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras em Strasbourg

De 30 de maio a 1º. de junho de 2019, os diretores da Rede POC – Professores Vinicius Ramos e Ozimar Pereira – participaram da Assembleia Internacional do MSF em Strasbourg, França, trocando experiências com os demais representantes da olimpíada em outros países e apresentando os resultados brasileiros.

A MSF que completa 30 anos em 2019 foi criada por uma iniciativa da Academie de Strasbourg, órgão do Ministério da Educação na região da Alsácia, na fronteira com a Alemanha, com o objetivo de criar uma competição educacional em Matemática com um espírito diferente das competições tradicionais que estimulam o talento individual. Assim, nasceu uma competição única em que toda a classe se organiza num esforço colaborativo para solucionar os problemas propostos. Outros diferenciais da MSF são: a introdução de uma questão em idioma estrangeiro para chamar a atenção do estudante para a importância da questão cultural no processo de evolução do pensamento científico e matemático; valorização do pensamento estatístico, da exploração “concreta” no processo de construção do pensamento matemático; contextualização dos problemas; forte ênfase na Geometria e relação entre História, Arte e Matemática em vários enunciados.

Desde 1989, a competição vem se espalhando por todo o mundo, principalmente Europa, Oriente Médio e África – regiões de grande presença cultural francesa – envolvendo 29 países ou setores (onde participam apenas liceus internacionais ou franceses), entre eles: Alemanha, Argélia, Bélgica, Brasil, Camarões, Canadá,  Colômbia, Egito, Espanha, França, Gabão, Hungria, Itália, Jordânia, Líbano, Madagascar, Marrocos, Mauritânia, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suíça, Tunísia, Turquia e Vietnam.

O Brasil começou a participar efetivamente da MSF apenas em 2011 quando a Rede POC assumiu a coordenação da competição no Brasil. Participaram dessa edição 56 escolas com 279 classes e 2.900 estudantes!

Participaram da Assembleia mais de 100 professores, diretores, especialistas e assessores de Ministérios da Educação dos países envolvidos, além da equipe de coordenação da Associação Internacional Mathématiques sans Frontières – instituição que organiza oficialmente o evento – e membros da equipe de “conception” Grand et Junior (equipe de especialistas que desenvolve as questões das provas Jr/Sr e Básico, respectivamente).

A programação foi constituída de momentos de descontração e confraternização entre a delegações dos diversos países presentes, visitas a pontos turísticos da cidade de Strasbourg – em especial ao Lieu de Euroupe e ao Quartier Europèen onde estão o Parlamento e a Corte de Justiça de Direitos Humanos da União Européia e o Conselho Europeu, diferentes oficinas para discussão desde as características da questões das provas até a aplicação das provas em sala de aula.

A abertura oficial ocorreu com uma conferência ministrada pelos Prof. Pierre Huber e Michel Barthelet, integrantes da comissão que criou a MSF e membros da equipe de “conception” da MSF Grand, cujo tema foi: Mousses, Cristaux et Pavages em que se discutiu a presença dos poliedros na estrutura de “preenchimento” do espaço pela matéria e o uso desses conceitos em questões da MSF.

Para celebrar os 30 anos da MSF foi oferecido um coquetel no Hotêl de Ville – sede de eventos oficiais da cidade de Strasbourg e da União Européia e um jantar especial em La Brasserie de la Bourse.

Um dos momentos mais importantes foi a última reunião de trabalho em que foram apresentados os resultados das diversas regiões e um balanço geral da edição 2019 da MSF: 343.000 estudantes, em 29 países em 8 línguas diferentes.

Atualmente o Brasil é um dos 4 países com maior participação, juntamente com Alemanha, França e Itália.

A próxima Assembleia Internacional está programada para maio de 2020 em Karlsruhe, Alemanha.

Nossos agradecimentos especiais à Sylvie Lutz, responsável pela organização da Assembléia, a Pierre Huber da Comissão de Conception, à Isabelle Metz-Meyer, coordenadora de relações internacionais e à Brigitte Wenner, presidente da Associação Internacional Mathématiques sans Frontiére pela atenciosa acolhida.

Prof. Ozimar Pereira – Diretor Acadêmico Rede POC


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi95@gamil.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *