Do Preventório para a História: A Educação possível e de qualidade

Acabamos de voltar de Pequim, após uma participação na décima edição da Olimpíada Internacional “World Mathematical Team Championship” onde o nosso time de Meninas concorreu com Australia, Bulgária, Filipinas, Malasia, Hong Kong , Macau, além de 21 cidades da China. Foram 1100 estudantes e 170 times no total sendo 160 estudantes brasileiros de 34 times.

Tenho a alegria de criar e de coordenar este projeto Meninas Olímpicas IMPA no Matemático desde 2018 a partir de iniciativa do IMPA que abriga mais quatro outras escolas.

Parabéns a esta Equipe de Meninas que obteve a melhor classificação entre TODAS as Equipes brasileiras que concorreram em Pequim, detentora do 9° lugar na classificação final sendo a única Equipe brasileira classificada no TOP10 da WMTC 2019, a única Equipe brasileira a receber o troféu WMTC TOP10 2019.

É a força de um projeto de educação que atua em escola pública ESTADUAL de uma comunidade da periferia do Grande Rio (o Morro do Preventório em Charitas, Niterói), estimulando a presença feminina nas Ciências, e na Matemática em particular, usando uma metodologia que objetiva melhorar o desempenho matemático de estudantes com dificuldades nesta área e que democratiza as oportunidades porque não prioriza a seleção de estudantes que possuam alto rendimento em Matemática. Não os exclui mas recebe todo estudante, principalmente aquele que tem dificuldades e quer melhorar e transformar o seu próprio futuro.

Tal é o projeto “Meninas Olímpicas IMPA no Matemático”, único detentor brasileiro do troféu WMTC TOP10 2019, a melhor Equipe brasileira entre todas as participantes do WMTC 2019.

Agradecimentos

À Direção do Matemático; àqueles colegas Professores e servidores que incentivam a apoiam; ao IMPA; ao Governo do Estado que viabilizou passagens aéreas e custos do evento; à SEEDUC; a Parlamentares da ALERJ e à Comissão de Educação pelo incentivo e providências importantes; aos que compraram rifas e docinhos e ou foram aos bazares; a todos e todas que colaboraram de alguma forma e, principalmente, às Famílias que confiaram os seus bens mais preciosos; às MENINAS que acreditaram e estão transformando o seu próprio futuro. E a Deus que orienta estas ações desde o começo.


Por Cicero Avelino                                                                                                    Professor do C E Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *