Estudantes brasileiros disputam torneio de matemática na China

Uma delegação com 164 estudantes brasileiros de 22 escolas públicas e privadas, acompanhados de 60 professores, embarca para a China nesta semana onde irão participar do 10° World Mathematics Team Championship (WMTC), que acontece de 21 a 25 de novembro em Beijng. Os brasileiros, de 11 Estados de todas as regiões do Brasil, irão competir com colegas de outros cinco países – China, Austrália, Filipinas, Malásia   e Bulgária.

O WMTC é uma iniciativa do CICEC – China International Culture Exchange Centre, The World of Mathematics and Physics Journal e da Hope Cup Mathematics Competition (maior competição de Matemática da China). É um torneio internacional disputado por equipes para avaliação dos conhecimentos matemáticos. Podem participar estudantes de qualquer ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A delegação brasileira foi escolhida a partir da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, competição criada pelo Ministério de Educação da França em 1989. No Brasil, os dois campeonatos são organizados com exclusividade pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – Rede POC – instituição de intercâmbio científico juvenil, cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na opinião do diretor acadêmico da Rede POC, Ozimar Pereira, as escolas brasileiras precisam integrar seus alunos ao mundo. “A globalização da sociedade exige que as escolas desenvolvam ações para preparar crianças e jovens para essa realidade. A participação nesta competição é importante por isso, além de aprimorar os conhecimentos em Matemática e as habilidades de trabalho em equipe”, diz Ozimar, que também representante brasileiro no Comitê Internacional da WMTC.

O WMTC dá prioridade para o trabalho em equipe e promove o espírito de cooperação e organização das habilidades dos alunos. Cada equipe é composta por seis alunos e dois suplentes.

Durante a WMTC, os estudantes brasileiros serão desafiados a resolver questões matemáticas em diferentes graus de dificuldade e farão provas em grupos, de revezamento e individuais. São três níveis de prova: Junior (menores de 12 anos), intermediário (menores de 15 anos) e avançado (menores de 20 anos).

A cerimônia de abertura e realizada para os estudantes e professores conhecerem os outros competidores. O segundo dia é dedicado à competição real. O terceiro dia é reservado para atividades culturais e passeios turísticos e no último dia acontece a cerimônia de premiação.

O WMTC é mais do que uma competição de matemática, pois promove e incentiva os membros a fazer amizade com outras equipes, apreciar culturas de outras regiões do mundo e descobrir como outros alunos aprendem e resolvem problemas de matemática.

Fábio Galvão – CGC Comunicação em Educação


Gabriel Menegazzi Conceição                                                                                    Representante internacional e editor do blog da Rede POC                                   Email: menegazzi95@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *