5 estudantes brasileiras conhecem a criadora da vacina Astrazeneca contra a COVID-19 no LIYSF 2021

No último dia 29 de julho, cinco estudantes brasileiras do ensino médio selecionadas pela Rede POC tiveram a oportunidade de assistir a conferência ao vivo (pela internet) da Dra. Sarah Gilbert, cientista britânica mundialmente conhecida pelo seu importante papel na liderança da criação da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford do Reino Unido em conjunto com a Astrazeneca. É válido lembrar que esta foi uma das primeiras vacinas a serem desenvolvidas contra a Covid-19 e em tempo recorde na história da Ciência.

Essa conferência abriu as atividades do London International Youth Science Forum – o LIYSF 2021 – em formato híbrido (presencial + virtual) pela primeira vez em seus 62 anos de história. O LIYSF foi criado em 1959 pelo Imperial College London – uma das 10 melhores universidades do mundo segundo os principais rankings internacionais – em parceria com inúmeras instituições britânicas de pesquisa científica e tecnológica. Ele ocorre anualmente reunindo mais de 400 jovens de 16 a 21 anos de até 100 países com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos e perspectivas sobre a Ciência, a Tecnologia e a Inovação.

Desde 2012 a Rede POC é parceira oficial do LIYSF no Brasil e através de parcerias com feiras, universidades e programas de iniciação científica tem selecionado os estudantes brasileiros para o evento. Nesses 10 anos, mais de 200 estudantes, acompanhados por aprox. 40 professores e diretores puderam participar do maior fórum científico juvenil do mundo.

Este ano foram selecionados 4 projetos de iniciação científica, premiados nas seguintes feiras parceiras da Rede POC:

  • Feira de Ciências do Seminário Potiguar – UFERSA – Mossoró – RN
  • FEBRAT – Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – UFMG – BH – MG
  • FECITEC – UFV – Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura da Universidade Federal de Viçosa – MG
  • FEBIC – Feira Brasileira de Iniciação Científica – Jaraguá do Sul – SC

Conheça abaixo as estudantes selecionadas:

A programação do LIYSF é impressionante: conferências e palestras com grandes nomes da ciência britânica, visitas a grandes laboratórios de pesquisa e empresas de renome internacional e atividades culturais e de networking. Uma experiência única para a formação dos jovens e preparação dos futuros líderes do mundo.

No último dia 08 de agosto, as participantes brasileiras compartilharam suas experiências em uma Live que pode ser acessada no Canal da Rede POC  no Youtube:

Live  LIYSF 2021

Foram 2 semanas de intensa atividade! |Participaram este ano 575 estudantes de 54 países, e destes, apenas 58 foram na modalidade presencial e de 14 países, os demais participaram na modalidade virtual. A edição de 2021 acabou, mas as inscrições para 2022 já começaram! Quer participar?

Podem participar estudantes de 16 a 21 anos (completos na data do evento) de escolas públicas ou privadas. Se você não tem um projeto de pesquisa, ainda há tempo para desenvolvê-lo e apresentá-lo. Professores e orientadores são bem-vindos também!

Preencha o formulário de inscrição e entraremos em contato com você:  www.redepoc.com/liysf

SEE YOU THERE IN 2022!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *