Matemática sem Fronteiras – 2011 – Perguntas mais Frequentes
Poderão participar alunos individualmente do concurso ?
R: Não. O diferencial do concurso é o trabalho voltado para a sala de aula e não para a competência individual do aluno. A estrutura da prova é voltada para a resolução ser feita por uma classe e não por apenas um aluno.
Os alunos poderão utilizar algum material para consulta ?
R: Sim. Os alunos poderão utilizar diversos materiais incluindo calculadoras não-programáveis e dicionários para as questões em língua estrangeira.
O professor poderá auxiliar os alunos na resolução da prova ?
R:Não. O professor poderá auxiliar os alunos apenas durante a realização da prova ensaio, que será colocada a disposição para download no dia 01 de Março.
O que é a prova-ensaio?
A prova-ensaio é uma prova elaborada para que os professores e estudantes se familiarizem com o estilo da prova do concurso, que é um pouco diferente das demais olimpíadas de matemática.
Quem elabora a prova do Matemática sem Fronteiras?
A prova é elaborada pela Academia de Estrasburgo e enviada para o Brasil onde é realizada a tradução pela Rede POC.
Mesmo alunos que não têm interesse em matemática podem participar?
Sim. O diferencial do Matemática sem Fronteiras é o alcance que o concurso tem. Por a participação ser coletiva, mesmo alunos com um desempenho razoável poderão ajudar a classe na resolução dos problemas.
Leciono em mais de uma classe e/ou escola poderei participar do concurso nas duas?
Sim
Somente o professor de matemática poderá aplicar a prova?
Não. Caso o professor não possa aplicar a prova no dia, a prova poderá ser aplicada por outros professores, funcionários e colaboradores.
A prova será entregue pelo correio ?
Não. A prova será disponibilizada pelo site. O professor poderá imprimir a quantidade que achar necessária para a classe. Sendo uma por aluno ou uma por grupo.