2021

O Brasil na World Mathematics Invitational – WMI2021 em Taiwan!

10 estudantes de diferentes regiões do Brasil foram selecionados pela Rede POC para integrarem a delegação virtual brasileira no WMI 2021.
A World Mathematics Invitational – WMI – www.wminv.org – é a primeira competição internacional de Matemática criada por Taiwan e hoje uma das mais prestigiosas da Ásia. Foi idealizada em 2013 pelo prof. Kun Lung Tsai, matemático renomado do país e fundador e diretor de uma rede de escolas de Matemática com mais 80 polos espalhados pela ilha de Taiwan.
O objetivo da competição é estimular o interesse pela Matemática e podem participar crianças do ensino infantil (Kindergarten) até o Ensino Médio. As provas são realizadas em duas fases: uma fase preliminar (Preliminary Round) realizada nos próprios países participantes e em uma fase final (Final Round) realizada num diferente país da Ásia a cada ano.
A Rede POC foi escolhida como Associate Member em 2019 para representar a WMI no Brasil, responsabilizando-se pela divulgação da competição, pela organização do processo de seleção e pelo acompanhamento dos estudantes brasileiros à fase final.
Em 2019, em Fukuoka, Japão, participaram 80 estudantes selecionados a partir das escolas premiadas na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras – www.matematicasemfronteiras.org – outra competição organizada no Brasil pela Rede POC. Participaram das fases preliminares mais de 20.000 estudantes de 24 países/regiões: Austrália, Brasil, Bulgária, Camboja, Cazaquistão, China – Beijing, China – Hong Kong, China – Macau, Coréia do Sul, Cingapura, Estados Unidos da América, Filipinas, Índia, Indonésia, Irã, Laos, Malásia, Mongólia, Myanmar, Nigéria, Tailândia, Taiwan, Turquia e Vietnã.


Devido à COVID-19, a edição de 2021 será híbrida com a possibilidade de provas presenciais e online confirme as condições sanitárias de cada país participante na fase preliminar e será online na fase final (Final Round) que ocorrerá de 16 a 20 de julho de 2021.
A partir de resultados e da experiência de participação em competições internacionais organizadas pela Rede POC, foram convidadas nove escolas que indicaram seus melhores estudantes para integrarem a delegação.
Os estudantes que representarão o Brasil na WMI são:
2 / 2
1. Adrieny dos Santos Teixeira – Colégio Pedro II – Rio de Janeiro – RJ
2. Arthur Rampazio Siqueira – Colégio Pedro II – Rio de Janeiro – RJ
3. Barbara Couto Lossio – Colégio Paraíso – Juazeiro do Norte – CE
4. Beatriz Augusta Lopes – EE Maurício Murgel – Belo Horizonte – MG
5. Daniela Maria da Silva – EMEB Ayres Pereira da Costa – Maragogi – AL
6. Eduardo Bortolomiol Passos – Colégio Farroupilha – Porto Alegre – RS
7. Elinaldo Martins Santana – EETI Profa Lecita Fonseca Ramos – Manaus – AM
8. Felipe Monte Silva – EREM dos Palmares Dom Acacio Rodrigues Alves – Palmares – PE
9. Francisco Rodrigues Marazia – Colégio Liceu Jardim – Santo André – SP
10. Guilherme Fonseca Trapp – Colégio Marista – Maceió – AL

A equipe brasileira realizará a prova no dia 19 de julho de 2021 – segunda-feira – entre 08h e 11h (horário de Brasília).
Vamos torcer por nosso time!
#BrasilnaWMI2021